Pelo nariz, do acervo da Cosac Naify doado à SESI-SP Editora, nos faz sentir e reviver os “cheiros da infância”
Qual o cheiro de livro novo? E de grama molhada? Em Pelo nariz, o premiado autor Arthur Nestrovski nos convida a despertar e a instigar o olfato em diferentes situações.
O livro – que recebeu o Prêmio Sylvia Orthof (Melhor Livro Infantil) da Biblioteca Nacional – nos faz sentir e reviver desde cheiros inconfundíveis da infância, como o do pãozinho de padaria, o da casa da avó e dos cremes da mamãe, até os de personagens que “nunca passaram pelo nosso nariz”, como unicórnio, dragão e dinossauro.
Para ajudar a sentir o que não vemos, o também premiado Marcelo Cipis fez ilustrações muito especiais, com seu humor característico e boa dose de fantasia.
Pelo nariz, que faz parte do acervo doado pela Cosac Naify à SESI-SP Editora, é uma das sugestões para este mês das crianças.
O cheiro predileto do autor é de jasmin-manga, igual ao da árvore que ficava no jardim da casa do avô Maurício e da avó Luísa. E para você, qual o cheiro preferido?
FICHA TÉCNICA Título: Pelo nariz Autor: Arthur Nestrovski Ilustrador: Marcelo Cipis Editora: SESI-SP Editora Páginas: 48 Preço: R$ 44,00 Sobre o autor: Arthur Nestrovski escreveu uma dezena de livros para crianças, entre eles: Histórias de avô e avó (1998), O livro da música (2000), Viagens para lugares que nunca fui (2008), e Agora eu era (2009) – todos pela Companhia das Letrinhas – e, pela Cosac Naify, Bichos que existem e bichos que não existem (2002), vencedor do Prêmio Jabuti 2003 de Livro do Ano e Melhor Livro Infantil, Coisas que eu queria ser (2003), e a série de livros sobre os cinco sentidos, agora reeditada pela SESI-SP Editora. Sobre o ilustrador: Marcelo Cipis publicou, em parceria com Arthur, Barulho, barulhinho, barulhão (2004), Cores das cores (2006) – ambos pela Cosac Naify – e O livro da música (Cia. das Letrinhas, 2000). É autor, entre outros, de Era uma vez um livro (2002), De passagem (2008) – os dois publicados pela Companhia das Letrinhas –, Se uma gata for (Global, 2008), O pequeno livro (Peirópolis, 2012) e O canto do uirapuru (Lafonte, 2012). |