“Como crescer e inovar sem afetar o futuro do planeta?”. Esse será o tema da live da SENAI-SP Editora na 1ª Bienal Virtual do Livro de São Paulo, com base no lançamento Design e economia circular.
Será um encontro especial com as especialistas Joice Joppert Leal e Natacha Nogueira Britschka, e intermediação de Teresa Cristina Gouvêa, sobre a economia circular como alternativa possível para um crescimento econômico sustentável.
O bate-papo será realizado na próxima terça-feira, dia 08 de dezembro, a partir das 11h. Para acompanhar a live acesse o Salão de Ideias, disponível no site oficial: https://www.bienalvirtualsp.org.br/.
SOBRE O LIVRO
O pensamento circular propõe a pergunta: e se pudéssemos, ao mesmo tempo, inovar nossas indústrias e serviços, gerar e manter novos valores em nossas operações, e ativamente diminuir a demanda por recursos naturais não renováveis? A economia circular já gera empregos, movimenta a economia e promove inovação e competitividade pelo mundo. Ela é também a alternativa possível para um crescimento econômico que não comprometa o futuro do nosso planeta. Com um olhar voltado ao design, aos negócios e à indústria, incluindo textos de especialistas de diversas partes do mundo, este volume se soma aos esforços da FIESP e do SENAI-SP para promover a mudança de paradigma que definirá nossa indústria e sociedade ao longo do século.
SERVIÇO:
1ª Bienal Virtual do Livro de São Paulo: De 07 a 13 de dezembro de 2020.
Live: Design e economia circular: como crescer sem afetar o futuro do planeta
Participações: Joice Joppert (especialista em design), Natacha Britchka (SENAI-SP) e Teresa Cristina Gouvêa (SENAI-SP).
Dia: 08 de dezembro de 2020.
Horário: 11h
Evento gratuito.
Para participar, acesse o Salão de Ideias no site oficial: https://www.bienalvirtualsp.org.br/.
SOBRE OS PARTICIPANTES
Joice Joppert Leal – É especialista em Design e Economia Criativa, CEO Objeto Brasil. Curadora de exposições, livros e seminários em 20 países, como Alemanha, EUA, Inglaterra, Itália, Coréia do Sul e Japão. Incluindo a mais recente exposição do país no Salone Del Mobile e o livro Design e a Economia Circular do SENAI-SP. Trabalhou com Michel Arnault, Ernesto Hauner e foi sócia de Sergio Rodrigues. Atuou na promoção comercial do Consulado-Geral em Milão. Fundadora e executiva do Departamento de Design e Tecnologia da FIESP por 25 anos. Há quatro décadas, lidera projetos de ponta para articulação e estruturação da Economia Criativa e seus setores produtivos. Assim, cooperou diretamente com MDIC, MCT, MRE, entidades industriais, setor privado, BID, Banco Mundial, ICSID, IDSA, IFI, OMPI, UNESCO e universidades de todo o planeta. Membro do board da ALADI – Associação Latino-americana de Design Inovação e da IFI – Federação Mundial de Arquitetos e Designers de Interior.
Natacha Nogueira Britschka – É bacharel em Gestão Ambiental (USP) e com MBA Relações Governamentais pela FGV. Conta com experiência profissional de mais de 13 anos atuando na área ambiental e 6 anos lidando com os desafios da Economia Circular, passando por organizações como: Secretaria do Verde e do Meio Ambiente do Município de São Paulo; CETESB; FIESP no Departamento de Desenvolvimento Sustentável. Atualmente é Especialista em Inovação e Tecnologia do SENAI-SP com foco em economia circular e setor produtivo e Especialista brasileira no Comitê Técnico de Economia Circular da ISO.
Teresa Cristina Vannucci Gouvêa – Possui especialização em Gestão de Projetos e Portfolio pela Universidade Anhembi Morumbi. Graduada em Desenho Industrial com habilitação em Design de Produto pela Universidade Mackenzie. Atualmente atua na Gerência de Inovação e Tecnologia do SENAI-SP como especialista em gestão de projetos. Atuou por seis anos como Assessora de Tecnologia no Departamento de Tecnologia da FIESP, em gestão de projetos com foco nas áreas de inovação, design e tecnologia. Participou da criação do Centro São Paulo Design, onde atuou por dois anos como analista de projetos sênior em design, desenvolvendo projetos de gestão do design, junto à indústria nacional e projetos para captação de recursos junto a órgãos de fomento. Como proprietária da empresa Attività Consultoria e Assessoria S/C Ltda, prestou serviços de consultoria em design e inovação para entidades e empresas como AHK – Câmara Brasil Alemanha, Sebrae/SP, FIESP, ANPEI e ABILUX. Atuou no desenvolvimento de projetos de design para indústrias como COSIPA, CSN, METRÔ, CMTC, FEPASA e COPENE.