Em A Terra é azul, a autora e oceanógrafa Sylvia A. Earle alerta sobre o impacto da extração e da exploração marítimas em nosso planeta
Em alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, a SESI-SP Editora apresenta como leitura indispensável o best-seller A Terra é azul, da oceanógrafa Sylvia A. Earle, eleita pela revista Time a primeira “Heroína do Planeta”.
Na obra, a autora reúne um misto de relato pessoal, ensaio científico e resumo histórico sobre a impossibilidade de se continuar ignorando o impacto da extração e da exploração marítimas em nosso planeta.
O livro, conforme destaca o ambientalista norte-americano Bill McKibbe, encoraja os leitores a agir e a proteger os oceanos. “Todos nós vivemos perto do mar, mesmo quando estamos a milhares de quilômetros do litoral. (…) Portanto é nosso dever (e também um prazer) enfrentar esse grande desafio de nossos tempos”.
A Terra é azul foi escrito após o derramamento de petróleo no golfo do México, em 2010, e apresenta argumentos convincentes de que é chegada a hora de uma mudança na relação entre os mares e ação do homem, ainda ignorada, diminuída e mascarada.
Sylvia é autora de mais de 170 publicações, palestrante em mais de 70 países e participante de diversos programas de rádio e televisão, e suas pesquisas concentram-se na ecologia e na conservação de ecossistemas marinhos, com destaque para algas marinhas e desenvolvimento de tecnologias para acessar e pesquisar o mar profundo. Sua experiência de campo inclui a coordenação de mais de 100 expedições e um total de mais de sete mil horas debaixo d’água.
Crédito da imagem principal: MakanaCreative / Envato Elements