Nesta sexta-feira, dia 25 de janeiro, São Paulo completa 465 anos. Em alusão à data, a SESI-SP Editora separou três sugestões de livros: À Sombra dos Viadutos em Flor, de autoria de Cadão Volpato; Transpassar – Poética do Movimento Pelas Ruas de São Paulo, com organização de Carlos Felipe Moisés e Victor Del Franco; e Nobre Lobo, de Gustavo Tertoleone e João Gabriel.
Que tal, neste feriado, embarcar em literaturas que contam com a cidade mais frenética do País como cenário?
À Sombra dos Viadutos em Flor é uma memória musical sobre a São Paulo de 1980. Revisor da revista Veja nos primeiros anos da década de 1980, Cadão Volpato também escrevia letras e cantava em uma banda de rock, batizada casualmente com o nome de um gênio do cinema: Fellini. A banda viveu pouco, mas deixou alguns discos cada vez mais cultuados com o passar dos anos.
Criada por representantes de várias gerações, Transpassar é uma antologia de poemas sobre as ruas de São Paulo. Cada um deles, atua como representante exclusivo e intransferível do seu modo muito peculiar de responder aos desafiadores encantos da cidade.
Em uma trama intensa, dois detetives da Polícia Civil de São Paulo, Luís Nobre e Milton Lobo, são incumbidos de investigar uma série de desaparecimentos de crianças. Em Nobre Lobo, os desdobramentos da investigação os fazem repensar não apenas a realidade, mas também seus princípios, os levando do Bairro da Liberdade direto para o próprio inferno.