Publicado pela SESI-SP Editora, o título foi contemplado na Categoria Literatura em Língua Portuguesa
A Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) escolhe todos os anos o melhor da produção editorial brasileira para crianças e jovens. E, nessa 46ª edição, o livro O dicionário do menino Andersen recebeu o Selo Altamente Recomendável 2020 – Produção 2019, na Categoria Língua Portuguesa, um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido e pelo compromisso na formação de novos leitores.
Nesse livro leve e divertido do autor Gonçalo M. Tavares e com ilustrações de Madalena Matoso, Andersen é um grande inventor e não anda nada satisfeito com as definições de palavras que lê no dicionário.
O menino decide, então, começar a escrever um dicionário novo, para entusiasmar os amigos, com definições inusitadas sobre a vida, objetos e contextos que o envolvem no dia a dia.
Segundo o dicionário de Andersen, “lanterna é um sol mecânico e minúsculo que você pode levar no bolso. É um pequeno sol portátil que depende da sua mão para funcionar”; “mosquito é animal que está mal sintonizado”; e “rir é dizer muito rápido algumas palavras”.
Além do selo, O dicionário do menino Andersen está concorrendo ao Prêmio FNLIJ. A lista dos vencedores da láurea será divulgada ainda neste mês.
SAIBA MAISSobre o autor: Gonçalo M. Tavares é professor e escritor português, e vem se firmando como um dos mais importantes autores do romance contemporâneo português. Já recebeu vários prêmios em Portugal e em outros países. Seus livros deram origem a peças de teatro, curtas-metragens, performances, óperas e até projetos de arquitetura. Sobre a ilustradora: Madalena Matoso é uma premiada designer e ilustradora portuguesa, criadora do ateliê de ilustração Planeta Tangerina. |