Os 12 Trabalhos de Severino, de Alexandre de Castro Gomes; e Catálogo de Perdas, com projeto gráfico de Raquel Matsushita, foram destaques no Prêmio Literário Biblioteca Nacional 2018. O anúncio foi feito nesta terça-feira, dia 13 de novembro.
Os 12 Trabalhos de Severino conquistou o 3º lugar na Categoria Literatura Juvenil – Prêmio Glória Pondé. Nesta obra, Severino tem 12 desafios pela frente. Para enfrentá-los, precisa viajar para os quatro cantos do país, entrando em contato com diversas criaturas do folclore brasileiro. Inspirada no mito grego de Hércules, a trajetória de Severino é um convite à diversão.
Já Catálogo de Perdas, ficou em 3ª colocação na Categoria Projeto Gráfico – Prêmio Aloísio Magalhães. Este livro é inspirado no acervo do Museum of Broken Relationships (Zagreb, Croácia), que reúne em exposições temporárias relatos e objetos enviados por pessoas do mundo inteiro – símbolos catalisadores de suas relações “partidas”. Apresenta narrativas diversas de perda escritas por João Anzanello Carrascoza e fotografadas por Juliana Monteiro Carrascoza.
SOBRE O PRÊMIO LITERÁRIO
Realizado anualmente desde 1994, o Prêmio Literário Biblioteca Nacional contempla autores, tradutores e projetistas gráficos brasileiros, reconhecendo a qualidade intelectual e estética da produção editorial brasileira.