Uma das maiores invenções da era moderna, a fotografia transformou completamente a literatura e a comunicação. Celebrado em 8 de janeiro, o Dia do Fotógrafo homenageia o profissional responsável em captar uma imagem em uma fração de segundo e eternizá-la. Confira algumas publicações da SESI-SP Editora alusivas à data especial e inspire-se!
Henri Cartier-Bresson – Fotógrafo
Coletânea sobre a carreira do fotógrafo Henri Cartier-Bresson, com imagens que ele considerava emblemáticas para compor a edição.
Observadores – Fotógrafos da cena britânica de 1930 até hoje
Esta publicação é um retrato da exposição Observadores – Fotógrafos da cena britânica de 1930 até hoje, fruto da parceria entre SESI-SP e British Council. Foi a primeira mostra realizada no Brasil traçando um perfil da fotografia britânica nos tempos modernos.
A Literatura na Lente de Daniel Mordzinski
Reúne, pela primeira vez no Brasil, retratos de escritores ao redor do mundo e representa, antes de tudo, uma homenagem e celebração de um amante inveterado da literatura.
Retratos Imigrantes
Esta é uma representação privilegiada de momentos fundamentais da história da humanidade, trazendo o registro de pessoas e famílias que deixaram tudo para trás para imigrar, buscar alternativas e oportunidades de erigir novas comunidades com perspectivas mais tolerantes, pacíficas e democráticas.
Sobre Cães e Homens
Nas fotografias em preto e branco realizadas em diversos países – inclusive no Brasil – Elliott Erwitt mostra como nosso relacionamento com os cães tem raízes na semelhança mútua e na emoção.
ORIGEM DA DATA ESPECIAL – O Dia do Fotógrafo está oficialmente registrado em muitos calendários como 8 de janeiro, considerada a data que a primeira câmera fotográfica chegou ao Brasil, em 1840. Porém, há algumas controvérsias sobre o dia exato, sendo que alguns consideram o dia 7 ou mesmo 16 de janeiro. Fonte: Calendarr.com