O Brasil é o maior produtor de café no mercado mundial e é o segundo país que mais consome a bebida. Por isso, neste Dia Mundial do Café (14 de abril), a SESI-SP Editora tem como sugestão o livro Receitinhas para você – Café, do autor Ensei Neto, um dos maiores nomes neste cenário.
A obra apresenta a história do café, desde a lendária e divertida descoberta das sementes de uma pequena árvore nativa das florestas do leste da África, até a expansão do cultivo por muitos países de clima tropical.
Receitinhas para você – café conta ainda com informações importantes, como: a seleção e o manejo, os sabores e os aromas, e a torra do café.
Deliciosas receitas também integram este volume, entre elas, estão: o café vienense, o espresso caipira, o caviar de café e o risoto al caffè.
DICAS SOBRE O CAFÉAdoçar ou não adoçar? Um bom café é resultado da colheita de frutas maduras, portanto, ele deve ser naturalmente adocicado. Se há certeza sobre a boa qualidade do café, tente adoçar cada vez menos. O açúcar e os adoçantes, em geral, modificam o sabor original de qualquer bebida, inclusive do café. Entretanto, se a preferência é pelos cafés tradicionais e extrafortes, o açúcar minimiza o amargo medicinal. Café se bebe apenas quente? Um bom café fica melhor quando esfria. Na verdade, percebe-se melhor os sabores quando uma bebida ou comida fica morna, próximo à temperatura do corpo. E nada de garrafa térmica! É melhor que o café esfrie lentamente em um jarro, pois, se estiver quente em uma garrafa térmica, a bebida se oxida mais rapidamente, tornando-se menos saborosa. Explore o desconhecido! Vale a pena experimentar café de diferentes origens ou produtores. Assim com o vinho, a produção do café é muito influenciada pelo clima, fazendo com que a bebida seja diferente a cada safra.
Fonte: Receitinhas para você – Café |
Crédito da imagem principal: Romolo Tavani