Carne Vale, Graffiti Fine Art, Retratos Imigrantes e Observadores são as obras sugeridas pela SESI-SP Editora. Esses livros apresentam, respectivamente: a diversidade, a criatividade e a riqueza cultural do carnaval; a arte urbana; a experiência da imigração nos Estados Unidos e no Brasil; e o perfil da fotografia britânica nos tempos modernos. Confira a seguir nossas publicações.
Sonoridade, memórias, imagens e alegorias. Assim é Carne Vale – O Imaginário Carnavalesco na Cultura Brasileira. A obra traça um extenso panorama da diversidade, da criatividade e da riqueza cultural dessa grande festa.
O street art, ou arte urbana, nasceu no seio de uma cultura alternativa caracterizada por mensagens contestadoras, de crítica social, política e cultural. Este livro traz um panorama das obras apresentadas na terceira edição da GFA – III Bienal Internacional de Graffiti Fine Art. Nele, são mostrados trabalhos de artistas da Argentina, Alemanha, Inglaterra, Espanha, Itália, do Chile, Peru, Japão, dos EUA, além de talentos nacionais.
Retratos Imigrantes é uma representação privilegiada de momentos fundamentais da história da humanidade, com o registro de pessoas e famílias que deixaram tudo para trás para imigrar, buscar alternativas e oportunidades. Este livro é resultado de anos de pesquisa de João Kulcsár, que teve acesso a documentos e imagens de Ellis Island (ilha portuária de Nova York símbolo da imigração para os Estados Unidos) e do Museu da Imigração de São Paulo.
Esta publicação, além de ter o mesmo nome, é um retrato da exposição Observadores – Fotógrafos da cena britânica desde 1930 até hoje, fruto da parceria entre o SESI-SP e o British Council. Foi a primeira mostra realizada no Brasil a traçar um perfil da fotografia britânica nos tempos modernos.
*A imagem principal desta publicação foi retirada do livro Carne Vale – O Imaginário Carnavalesco na Cultura Brasileira