Hoje, 23 de abril, é celebrado o Dia Mundial do Livro, em homenagem ao falecimento do escritor espanhol Miguel de Cervantes. Sua obra-prima, Dom Quixote, muitas vezes considerada o primeiro romance moderno (1605), é um clássico da literatura ocidental e regularmente considerada um dos melhores romances já escritos.
Conheça alguns clássicos publicados pela SESI-SP Editora
ILÍADA – Uma edição definitiva em capa dura, com tradução inédita feita diretamente do grego por Christian Werner e colagens do artista visual Odires Mlászho.
Primeiro dos dois grandes poemas épicos atribuídos a Homero, Ilíada relata a fúria do herói Aquiles, filho de uma deusa e um mortal, e suas trágicas consequências ao longo do último ano da Guerra de Troia. Obra-prima indispensável que marca o início da literatura ocidental.
AUTO DA BARCA DO INFERNO – Trata-se de uma tradução interlingual, como define o poeta Ivo Barroso, responsável pela transposição do português arcaico para o moderno. O leitor poderá apreciar, com o mesmo rigor das estrofes, versos e métricas da versão original, o sabor da ironia crítica de Gil Vicente na versão contemporânea. Estará, assim, diante de um novo texto, mais próximo do nosso linguajar, sem, contudo, abandonar as raízes, resguardadas na obra vicentina também aqui presente. O livro ganhou o 3° lugar na categoria Adaptação do Prêmio Jabuti 2016.
OS SERTÕES – Esta é a mais completa edição do clássico de Euclides da Cunha publicada até hoje. Além do texto rigorosamente restaurado conforme as fontes autorizadas, possui cerca de três mil notas, auxiliando o esclarecimento do difícil vocabulário euclidiano. Originalmente publicada em 2001, é a primeira edição com minucioso e inédito índice onomástico de lugares e pessoas; acurada cronologia de vida e obra do autor; vinte e quatro páginas de iconografia, com informações desconhecidas sobre o assunto; e prefácio elucidativo do organizador Leopoldo M. Bernucci.