Publicada pela SESI-SP Editora, a HQ conta a história da pequena Alice e de sua caixa de música
Considerado o “Oscar dos Quadrinhos no Brasil”, o Troféu HQ MIX anunciou nesta segunda-feira, dia 9 de setembro de 2019, os melhores de sua 31ª edição. Marcelo Lelis, autor de Anuí (SESI-SP Editora) foi o vencedor na categoria Desenhista Nacional.
Criada em 1988 pelos cartunistas Jal e Gual, a honraria tem como objetivo premiar e divulgar a produção de histórias em quadrinhos, cartuns e charges, além das artes gráficas. O Troféu HQ MIX é organizado pela Associação dos Cartunistas do Brasil e pelo Instituto do Memorial de Artes Gráficas. Por meio de votação, a cada ano são escolhidas as publicações que mais se destacaram entre as várias categorias que integram a premiação.
SOBRE A HQ E O AUTOR Com linguagem simples e ilustrações em aquarela, o artista fala com as mãos de uma forma delicada e expressiva, envolvendo o leitor em um universo emocional em que sobressaem ternura e saudade. Anuí traz a história da pequena Alice e de sua caixa de música: seu mundo, seus sonhos, suas emoções e seus desejos. O nome da obra, que faz referência ao vocabulário tupi, significa anu-preto, um passarinho que vive em bando, muito comum no Brasil. O quadrinho remete, ainda, às histórias do cerrado norte-mineiro, com cores quentes da natureza e linguajar característico da região. Escritor, ilustrador e quadrinista, Marcelo Lelis nasceu em Montes Claros, no sertão de Minas Gerais. Além da obra Anuí, Lelis é autor de Saino a percurá, Cidades do ouro e Hortência das tranças. |