Sonoridade, memórias, imagens e alegorias. O Carnaval se afirmou, ao longo da história, como elemento fundamental da identidade brasileira.
Entre na folia e conheça a riqueza cultural da maior festa popular do País com o livro Carne Vale (SESI-SP Editora), obra organizada por Roberto Moreira S. Cruz que traça um extenso panorama da diversidade e da criatividade carnavalescas.
Neste livro, estão compilados desenhos, fotografias, músicas, gravuras e muitos outros elementos que buscam reconstruir a história dessa grande festa em uma linha do tempo que tem início no fim do século XVIII, com os desenhos de Carlos Julião, estendendo-se até a contemporaneidade de Glauber Rocha, Lygia Pape e Hélio Oiticica, passando pelas gravuras dos viajantes Debret e Rugendas e chegando à visão neobarroca de Arthur Omar e Eder Santos; relembrando as célebres marchinhas do Carnaval e envolvendo-se com a energia pulsante das escolas de samba, das cores nas ruas do Recife antigo, de Olinda e de Salvador; encontrando a iconografia festiva dos semanários ilustrados, Carmen Miranda e as fotografias de Verger e Gautherot.
Conforme apresentado na abertura de Carne Vale, “são muitos carnavais, os quais são contados a partir de escolhas pessoais e subjetivas. Uma espiral de relações que circunscreve um panorama caleidoscópico de imagens, sons e referências resgatados das lembranças efêmeras dos fevereiros de cada um de nós”.
Crédito da imagem de capa: Joana Lira – Parte das ilustrações de alegorias para o Carnaval de Recife/2009