Considerado o “Oscar dos Quadrinhos no Brasil”, mais de dez títulos da SESI-SP Editora estão concorrendo ao 31º Troféu HQ Mix. A SESI-SP também disputa na categoria Editora do Ano, prêmio que já conquistou em 2017, na 29ª edição.
Criada em 1988 pelos cartunistas Jal e Gual, a honraria tem como objetivo premiar e divulgar a produção de histórias em quadrinhos, cartuns, charges e as artes gráficas. O Troféu HQ Mix é organizado pela Associação dos Cartunistas do Brasil e o pelo Instituto do Memorial de Artes Gráficas. Por meio de votação, a cada ano são escolhidos os que mais se destacaram entre as várias categorias que integram a premiação.
Neste ano, o anúncio dos vencedores será realizado no dia 15 de setembro. Confira, abaixo, os títulos da SESI-SP Editora que foram indicados e suas respectivas categorias.
Ânsia eterna (categoria adaptação para os quadrinhos) e a autora Verônica Berta, (categoria novo talento – desenhista) – Suspense, surpresa, grotesco e tragédia. Os elementos presentes em Ânsia eterna (1903), de Júlia Lopes de Almeida, são transpostos por Verônica Berta nas páginas desta obra, que apresenta três contos em formato HQ. As histórias enfatizam questões trágicas presentes no cotidiano da época, principalmente representando ansiedades do universo feminino.
Marcelo Lelis, autor de Anuí (categorias desenhista nacional e roteirista nacional) – Com linguagem simples e ilustrações de um artista que fala com as mãos, Anuí traz a história da pequena Alice e sua caixa de música: seu mundo, seus sonhos, suas emoções e seus desejos.
Castanha do Pará (categoria exposição) – Em forma de fábula, este livro reconta uma situação cada vez mais comum nos dias de hoje: Castanha é um menino-urubu que vive suas aventuras pelos cenários do tradicional mercado público Ver-o-Peso, em Belém do Pará. Mora sob o céu aberto e sobrevive dos furtos e das migalhas de atenção que sobram do mundo ao seu redor.
Gustavo Tertoleone, roteirista de Nobre lobo (categoria novo talento – roteirista) – Em uma trama intensa, dois detetives da Polícia Civil de São Paulo, Luís Nobre e Milton Lobo, são incumbidos de investigar uma série de desaparecimentos de crianças. Em Nobre lobo, os desdobramentos da investigação os fazem repensar não apenas a realidade, mas também seus princípios, o que os leva do Bairro da Liberdade direto para o próprio inferno.
Hugo Aguiar, roteirista de Isto não é um assassino (categoria novo talento – roteirista) – Uma homenagem ao pintor belga René Magritte, esta HQ seduz o leitor com as fortes imagens, traços marcantes e com a intrigante trama que envolve os personagens. Afinal, quem é o verdadeiro assassino? Neste livro, nem tudo é o que parece ser. Ao final, o uso da tecnologia QR Code ajuda o leitor a desenhar o rosto do assassino.
História de Monsieur Cryptogame (categoria publicação de clássico) – Este livro conta a história da irrefreável paixão de Elvire pelo protagonista, o qual faz uso dos recursos mais desesperados e mirabolantes para dela escapar, ao mesmo tempo que tenta se casar com outra personagem, a “bela provençal”, tudo temperado por um humor leve e surrealista.
Monsieur TricTrac (categoria publicação de clássico) – Nesta publicação, o fio condutor da narrativa é a troca de papéis: o protagonista, o ladrão, o chefe de polícia e o boticário, que vão o tempo todo mudando de roupa e sendo confundidos uns com os outros. Partindo da vontade do protagonista de descobrir a nascente do rio Nilo (uma das maiores obsessões europeias do século XIX), o autor faz piada com as autoridades, com a burocracia, as leis e, especialmente, a medicina.
Laura & Dino (categoria publicação de tira) – A pequena Laura e seu amigo Dino conversam sobre variados temas, revelando que onde há ingenuidade também pode haver sabedoria. Em Laura & Dino tudo é falado com muito humor. A obra mostra que a relação entre pais e filhos é construída dia após dia e que, às vezes, os pais têm mais perguntas que os filhos, e as crianças têm respostas melhores do que as dos pais.
A Sociedade secreta de heróis – Sala de estudos da justiça (categoria publicação infantil) – Meu nome é Bruce Wayne e eu sou calouro na Academia Ducard. Não posso provar, mas tem algo sinistro acontecendo lá. Tem uma gangue de palhaços correndo pelos corredores, um garoto chamado Bane quer me bater e o orientador pedagógico, Hugo Strange, parece muito, mas muito estranho. Pelo menos tenho dois novos amigos, Clark e Diana, isso é legal. Vamos resolver esse caso não importa o que aconteça.
Duas vidas – giramundo (categoria publicação infantil) – Às vezes, a relação entre pai e filho, que possuem pouco ou nada em comum, pode ser difícil. Até parece coincidência ou coisa do destino, mas é assim mesmo, e as nossas vidas às vezes giram, giram e dão voltas para depois pousarem bem perto umas das outras. Ainda que muitas sombras apareçam pelo longo caminho, duas convicções resistem firmes: a de que uma conversa aproxima o que parece distante e a de que qualquer relação só é possível a partir de duas vidas.
Selvagem (categoria publicação infantil) e o autor Clayton Junior (categoria novo talento – desenhista) – Silver é um cão pastor e vive em uma fazenda desde que foi adotado, ainda filhote. Suas únicas amigas são as ovelhas de quem toma conta. Um dia, ao ultrapassar os limites da propriedade, faz amigos inusitados e entra em contato com um mundo totalmente novo.
Sunny – O lado bom da vida (categoria publicação infantil) – Quando Sunny descobre que irá passar o verão na casa de seu avô na Flórida, pois seus pais estão às voltas com uma série de problemas com o seu irmão mais velho, pensa que a viagem poderá ser divertida, afinal, o grande Estado da Flórida é onde fica a Disney! Só que não, a casa de seu avô fica num condomínio para idosos que não é nenhum parque de diversões, aliás, milhas e milhas distante de qualquer parque que se preze. Por sorte, Sunny não é a única adolescente por lá. Buzz, um garoto completamente louco por histórias em quadrinhos, se torna seu companheiro de aventuras.
The end (categoria publicação infantil) – Vovô desaparece e deixa para Liv a missão de resgatar o último exemplar de cada objeto e criatura na Terra, os preservando no sótão de seu antigo sobrado. Junto de seus protegidos ela deve se aventurar e salvar o mundo como conhecemos.
Os vampiros (categoria publicação juvenil) – Nesta HQ, um grupo de soldados portugueses é destacado, em plena Guerra Colonial, para uma operação secreta no Senegal. No entanto, à medida que vão sendo consumidos pela paranoia e pelo cansaço, essa missão – aparentemente simples – se transforma em um pesadelo. Nesta trama psicológica, esses homens terão que confrontar sucessivos demônios – os da guerra e os que levaram consigo mesmos.
Verões felizes vol.3 – Senhorita estérel (categoria publicação juvenil) – Suba no 4L vermelho Estérel da família Faldérault e reviva as férias da sua infância: este é o terceiro volume de Verões felizes, uma divertida família. A coleção conta ainda com os álbuns Rumo ao sul e A calanque.