As novas edições de Contos do balé e Outros contos do balé, de autoria de Inês Bogéa – bailarina, diretora e crítica de dança – e publicadas pela SESI-SP Editora, trazem um capítulo ainda mais especial. A partir de QR codes, o leitor tem acesso a imagens e vídeos de grandes momentos de diferentes companhias do mundo, com estrelas desta arte. Trata-se, ainda, de um convite para o leitor dançar, inspirando-se nelas ou inventando outras maneiras.
Dançar, portanto, não se resume a saber todos os movimentos de cor e salteado, é preciso conhecer e se apaixonar pela história. Em Contos do balé, Inês Bogéa faz uma viagem pelo tempo, passando por cinco contos: “A menina mal olhada”, “Giselle”, “Coppélia”, “O lago dos cisnes” e “Petrouchka”. Nesta obra, há informações sobre a origem das coreografias, curiosidades sobre as primeiras apresentações nas cortes e sobre os grandes artistas. As fotos também fazem parte da dança: são registros de momentos reais, que de outro modo só existiriam na imaginação ou na memória de quem assistiu ao espetáculo.
Já Outros contos do balé traz histórias de cinco peças indispensáveis para qualquer companhia clássica – “A sílfide”, “O corsário”, “La bayadère”, “O quebra-nozes” e “O pássaro de fogo”. O livro apresenta, ainda, mais de 70 ilustrações, alguns passos e posições, quem são os profissionais da dança e um perfil das principais companhias de balé clássico do mundo.
Os livros fazem parte do acervo doado pela Cosac Naify à SESI-SP Editora.
* Crédito da imagem principal desta publicação: Alessandra Ferri e Mikhail Baryshnikov, 1986. Fabian Cevallos/Corbis Sygma/LatinStock