Na próxima terça-feira, dia 11 de junho, o autor português Filipe Melo – que está de passagem pelo Brasil – participará de um bate-papo sobre a HQ Os vampiros, publicada pela SESI-SP Editora.
O evento será realizado na Loja Monstra, a partir das 19h, e contará com mediação do jornalista Sidney Gusman.
MAIS SOBRE A HQ
Com roteiro do português Filipe Melo e ilustrada pelo argentino Juan Cavia, em Os vampiros, um grupo de soldados portugueses é destacado, em plena Guerra Colonial, para uma operação secreta no Senegal. No entanto, à medida que vão sendo consumidos pela paranoia e pelo cansaço, essa missão – aparentemente simples – se transforma em um pesadelo.
Nesta trama psicológica, esses homens terão que confrontar sucessivos demônios – os da guerra e os que levaram consigo mesmos.
AS MISSÕES QUE NUNCA EXISTIRAM
*Por Paulo Costa
Em 15 de março de 1961, Portugal viu deflagrar em Angola, à época uma de suas províncias, uma insurreição que rapidamente chegaria às províncias ultramarinas de Guiné e Moçambique e levaria os países a um prolongado conflito de guerrilha.
Assim teve início a Guerra Colonial, que durou treze longos anos e culminou com a revolução de 25 de abril de 1974. Durante esse período, Portugal, talvez o mais pobre dos países da Europa Ocidental, com poucos recursos econômicos e escassos meios militares, manteve uma campanha em três frentes distintas, a milhares de quilômetros de Lisboa.
A revolução de 25 de abril de 1974 pôs fim à guerra, e as províncias ultramarinas – Guiné, Moçambique e Angola – alcançaram a autodeterminação.
Hoje, mais de 40 anos depois do conflito, os arquivos militares portugueses sobre a Guerra Colonial ainda são confidenciais. Pouco, ou nada, sabemos sobre as missões que os militares portugueses possam ter realizado fora do território nacional e sobre aquilo que encontraram. Para todos os efeitos, essas missões nunca existiram.
SOBRE OS AUTORES
Filipe Melo: É músico, diretor e autor de HQs. Nascido em Lisboa, começou cedo a estudar piano, jazz e improvisação. Estudou no Hotclube de Portugal e no Berklee College of Music, em Boston. Desde então, colaborou com músicos como Benny Golson, Peter Bernstein, Deolinda, GNR, Camané, Carlos do Carmo, Sheila Jordan, The Legendary Tigerman, Big Band do Hotclube, Orquestra Metropolitana, entre muitos outros. Escreveu, produziu e dirigiu vários projetos: I’ll see you in my dreams, vencedor do Fantasporto 2004, e Um mundo catita, a primeira série de ficção da RTP2. Dirigiu ainda videoclipes, documentários e propagandas. Em 2011, foi convidado pela editora Dark Horse Comics para participar da coletânea vencedora do prêmio Eisner – Dark Horse Presents, junto de Frank Miller, Dave Gibbons e Mike Mignola. É o criador da trilogia As aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy, com Juan Cavia. Atualmente, leciona na Escola Superior de Música de Lisboa.
Juan Cavia: Quando criança, Juan Cavia passava horas copiando seus livros de história em quadrinhos preferidos. Aos 10 anos, começou a ter aulas com o professor Carlos Pedrazzini, desenvolvendo os seus conhecimentos sobre anatomia humana, perspectiva e síntese, para depois se concentrar mais profundamente na narrativa. Depois do ensino médio, começou a estudar cinema, enquanto trabalhava paralelamente como storyboarder e concept designer para algumas produtoras de publicidade. Trabalhou durante dois anos como assistente de Marcelo Pont (designer de produção e ilustrador de HQ) em diversos campos do audiovisual. É ilustrador e coautor da trilogia As aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy. Atualmente, trabalha como diretor de arte para cinema e publicidade, destacando-se sua participação como set designer no filme argentino El secreto de sus ojos, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.
EVENTO Dia: 11 de junho de 2019 (terça-feira) Horário: 19h Local: Loja Monstra (Praça Benedito Calixto – 158, 1º andar, Pinheiros, São Paulo) |