No Mês da Mulher, estamos mostrando, semanalmente, um pouco do trabalho das autoras da SESI-SP Editora e seus livros incríveis. Quando o tema é literatura infantojuvenil, elas não poderiam ficar de fora. Confira obras de Gloria Pondé, Fernanda Takai, Isabel Minhós Martins, Maria Manuel Pedrosa, Joana Estrela, Tatiana Blass, Patricia Auerbach, Tereza Yamashita e Raquel Matsushita.
De que maneira a literatura infantil contemporânea está dialogando com os conflitos atuais através da questão da mulher? O Renascimento de Vênus, da autora Gloria Pondé, traz informações que possibilitam o entendimento dos papéis da mulher em várias situações históricas e aponta caminhos para a reconstrução de práticas sociais e políticas mais justas.
Um dia ela acordou com a cabeleira malucona. Iria para a escola mesmo assim? Por que não? Na escola, a atitude da menina causou grande repercussão e o resultado foi inusitado. O Cabelo da Menina, da autora Fernanda Takai, destaca a importância da autoestima e de reconhecer o que há de belo em cada pessoa.
Ser estrangeiro num país longínquo não é fácil. E ser feliz para sempre também não. Que o diga a rainha desta história. No seu caso, a tristeza já durava tanto tempo que o rei começou a ficar seriamente preocupado. Afinal, que mal é este que tira todas as forças da rainha? Esta é a história de A Rainha do Norte, de autoria de Joana Estrela.
Sabemos que tudo o que somos acontece dentro do cérebro. Mas como ele funciona? Aqui Dentro, de Isabel Minhós Martins e Maria Manuel Pedroso, acompanha a evolução do cérebro desde o primeiro segundo, mostra a incrível realidade construída com a ajuda dos sentidos, explica como aprendemos ou agimos e também como nos ligamos a outros cérebros.
Na casa de A Família Mobília todos são móveis, como o Teodoro Tapete, que sempre está por baixo de todos; a antenada Telma TV, que é o centro das atenções; a recatada Albertina Cortina, que sempre anda nos trilhos. Assim é a Família Mobília, moradora da casa mais bagunçada de todas! De autoria de Tatiana Blass, este livro faz parte do acervo doado pela Cosac Naify à SESI-SP Editora.
Bagagens, lugares, vitórias. Coisa de Gente Grande, da autora Patricia Auerbach, mostra como pode ser simples crescer, mesmo quando os adultos tentam complicar. A bagagem, por exemplo, um conhecimento adquirido pela experiência, já está na vida das crianças na mochila escolar. Novos lugares podem ser descobertos na própria sala de casa. E vitórias são alcançadas com a ajuda do brinquedo preferido.
A milenar arte japonesa de dobrar papel, que encanta crianças e adultos, serviu de inspiração para Tereza Yamashita fazer de um quadrado de papel o protagonista da divertida história Mãos Mágicas. Este livro ganhou o 2° lugar no Prêmio Jabuti 2016 na categoria Infantil Digital.
Como toda criança curiosa, o personagem principal de Não, Sim, Talvez, da autora Raquel Matsushita, adora uma pergunta. Quando começou a fazê-las, achava que só existia uma resposta para cada uma delas. Mas, com a ajuda da irmã mais velha, descobriu que pode haver mais de uma, e que, por meio delas, é possível aprender.
Outros livros já apresentados no Mês da Mulher foram: Mínimo Múltiplo Comum (da autora Raquel Matsushita) e Hilda Hilst Pede Contato (organização de Gabriela Greeb).